domingo, 23 de setembro de 2012

O ILUMINISMO 

O iluminismo foi um movimento intelectual ocorrido entre os séculos XVII e XVIII na Inglaterra e na França. Foi também chamado de ''Era das Luzes'' e ''Ilustração''. Podemos afirma que , de certo modo, o iluminismo foi a continuação das ideias e atitudes iniciadas com o Renascimento cultura nos séculos anteriores, caracterizadas pelo humanismo. Os pensadores iluministas valorizam a razão como única fonte de sabedoria para explicar os acontecimento do mundo, naturais ou históricos.

OS NOMES IMPORTANTE DESSA ÉPOCA


Montesquieu (1689-1755), Filósofo Francês, defendeu a divisão do poder em legislativo, Judiciário executivo e a elaboração de uma constituição, tudo isso com objetivo de limitar o poder e a autoridade dos governantes.

Voltaire (1694-1778), Filósofo Francês, combateu o pode do clero cátolico e dos monarcas absolutistas, defendeu a tolerância religiosa e a liberdade de os dos pensamento.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) Filósofo de origem Suíça, defendeu as bases da democracia burguesa e os direitos dos cidadãos num regime de igualdade jurídica.

Os iluminista eram contra o absolutismo monárquico, que limitava a participação da burguesia nas decisões politicas, contra o mercantilismo, porque era uma politicas econômica de intervenção estatal nas atividade burguesa cerceando o desenvolvimento capitalista e contra o poder da Igreja católica justificado pela fé o que impedia o desenvolvimento técnico e científico almejado também pela classe burguesa.

John Loke (1632-1704), Filósofo inglês defendeu os direito naturais do homem direito á liberdade, á propriedade e á busca da felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário